Escolha a melhor região para você.

Três Rios (Matriz)
Juiz de Fora (Centro e J.K.)
Belo Horizonte

Um perfil estrutural é feito de aço, composto por carbono. Existem mais de 3.500 tipos diferentes de aço. De forma geral, podemos o definir como uma liga formada por ferro e carbono, que pode conter de 0,008% a 2,11% de carbono, somado a elementos residuais resultantes do processo de fabricação.

O aço é a liga metálica mais versátil e mais importante, presente de diversas formas em nosso dia a dia. Devido à sua versatilidade e à sua resistência, arquitetos e engenheiros por todo o mundo elaboram construções cada vez mais modernas e bonitas. Além disso, com ele, é possível garantir ótimo desempenho e soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade.

 

A fabricação dos perfis de aço

Os perfis desenvolvidos na Açotel são obtidos por meio do processo de conformação a frio. Para isso, são usados equipamentos de última geração, assegurando total qualidade, integridade dimensional e acabamento perfeito. Tudo isso de acordo com a norma ABNT NBR 6355.

Os perfis UDC simples e enrijecido são conhecidos, também, como chapa dobrada ou “Viga U”, no jargão dos profissionais da área. A diferença entre eles está no fato de que o enrijecido possui dobras internas na parte aberta, sendo mais resistente a flexão e mais rígido.

As chapas usadas para a dobra do perfil estrutural são de usinas nacionais. A matéria-prima utilizada é comprada em forma de bobinas, que são classificadas em dois grandes grupos:

 

BF – Bobina laminado a frio

Possui uma cor mais clara, muito vulnerável à oxidação – ferrugem. Como resultado, os perfis desse grupo devem ser armazenados e transportados sempre evitando umidade. As bobinas são produzidas normalmente abaixo de 2mm de espessura e possuem maior tolerância dimensional e acabamento.

 

BQ – Bobina laminado a quente

Aqui, o material possui coloração mais escura e é menos vulnerável à oxidação – ferrugem. Mesmo sendo menos suscetíveis a oxidar, é necessário ter cuidado constante com seu armazenamento e transporte. As bobinas são produzidas normalmente em espessuras acima de 2mm.

 

Os principais benefícios do perfil estrutural

A lista de benefícios de incluir o perfil estrutural em uma obra inclui redução no tempo de construção, maior produtividade e menos gasto com mão de obra. E, ainda: maior controle dos materiais que são utilizados em toda a construção. Os perfis podem ser vendidos com diferentes tamanhos e dimensões de acordo com sua necessidade.

O perfil UDC é usado, entre outras aplicações, em implementos agrícolas, equipamentos de transporte, chassi de ônibus e caminhões, em monovias, vigamentos, escoramento, guias, estruturas de sustentação. São, assim, bastante versáteis, duráveis e resistentes. A comercialização é feita em peças de seis metros com espessura variando de 1,80mm até 4,75mm.

Na Açotel, oferecemos perfis sob medida e em aços especiais.