Escolha a melhor região para você.

Três Rios (Matriz)
Juiz de Fora (Centro e J.K.)
Belo Horizonte

A soldagem é comumente usada para unir partes em metal ou plásticas de forma permanente, pois é muito resistente e, também, econômica. Embora seja feita com frequência, é uma atividade muito perigosa. Por isso, os cuidados com a segurança na hora de realizar uma solda são tão importantes.

Existem diversas formas de fazer uma soldagem, tais como utilizar outros instrumentos para auxiliar na eficiência da solda, como parafusos, cola e rebite, ou mesmo usando apenas a matéria-prima base da solda: aço carbono ou inoxidável, ferro, alumínio e outros materiais metálicos.

A solda por “arco elétrico” é a forma mais comum e pode ser feita com eletrodo revestido, arame tubular, TIG (solda com gás), MIG (Metal Inert Gas)/MAG (Metal Active Gas) ou plasma. Entre essas opções, a com eletrodo é a mais usada, devido ao baixo valor e ao fácil acesso do dispositivo, além de boa durabilidade e resistência.

 

Principais riscos à segurança no processo de soldagem

Choques elétricos

O metal é um potente condutor elétrico e, se estiver recebendo carga e for manuseado de forma incorreta, pode gerar ferimentos graves e até morte. Portanto sempre use luvas e roupas secas ao realizar uma solda e isole o cabo e o eletrodo, bem como o material a ser soldado.

Radiação

As luzes provocadas pela solda são extremamente fortes. Os raios ultravioleta e infravermelho liberados pela atividade são danosos à saúde, sendo absorvidos pela pele e causando danos aos olhos, podendo ser irreversíveis. Proteja sempre o corpo e os olhos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) apropriados.

Inalação de gases

Durante a solda, são liberados gases (fumos) nocivos à saúde, advindos do metal. Faça a solda em um ambiente ventilado para que o gás não permaneça no local por muito tempo, além de utilizar máscara com filtro de gases.

Acidentes

O não uso ou o uso incorreto dos EPIs e EPCs provocam acidentes e até morte. Além disso, ao utilizá-los de forma correta, você garante a sua proteção e a dos seus colegas – a segurança de todos na área é importante e tem a garantia de um trabalho bem-feito.

Fogo

A solda requer grande temperatura para derreter e unir as peças de metal, portanto respingos da solda extremamente quentes podem atingir superfícies inflamáveis e gerar incêndios. Sempre proteja a área de solda e não realize o procedimento com materiais inflamáveis a menos de 10 metros.

 

EPIs que devem ser usados na soldagem

  1. Luvas com raspas de couro;
  2. Avental de proteção de couro ou aluminizado;
  3. Botas com biqueira;
  4. Perneira de raspa (couro bruto);
  5. Touca de proteção para cabeça e pescoço;
  6. Blusão longo de raspa ou avental com mangotes do mesmo material;
  7. Máscara de proteção facial com lentes infravermelhas e ultravioletas mecânicas ou eletrônicas;
  8. Máscara respiratória com filtro para gases tóxicos;
  9. Roupa seca, não inflamável e de tecido grosso (jeans, brim, etc.);

 

Além dos equipamentos de segurança, é muito importante que a pessoa que realizará a solda seja treinada e saiba exatamente o que está fazendo, bem como sempre prestar muita atenção ao trabalho para que nada saia do controle e acidentes não sejam causados.